M A T E M Á G I C A


Pi em artes
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Pesquisar este blog

sábado, maio 12, 2012

O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS?

O QUE SÃO MAPAS CONCEITUAIS?

Segundo Novak e Cañas, Mapas Conceituais são ferramentas gráficas visando a organizar e representar o conhecimento. São estruturados a partir de conceitos fundamentais e suas relações. Usualmente, os conceitos são destacados em caixas de texto. A relação entre dois conceitos é representada por uma linha ou seta, contendo uma "palavra de ligação" ou "frase de ligação". Sendo assim, Mapas Conceituais têm por objetivo reduzir, de forma analítica, a estrutura cognitiva subjacente a um dado conhecimento, aos seus elementos básicos.
Os Conceitos ligados por frases de ligação formam "Proposições", que representam as unidades fundamentais do conhecimento, as unidades semânticas que compõem a Estrutura Cognitiva.
Mapas Conceituais são estruturados a partir de uma Questão Focal e a ela se relacionam. A Questão Focal representa o contexto do problema que pretende-se compreender ou representar. A Questão Focal determina, de forma específica, o domínio do conhecimento a que se relaciona o Mapa Conceitual, bem como a abordagem. Uma característica fundamental dos Mapas Conceituais é a sua estrutura hierárquica, partindo dos conceitos mais gerais posicionados no topo da estrutura, para os conceitos menos gerais em sua base. Tal estrutura, naturalmente, dependerá da Questão Focal que o Mapa Conceitual pretende responder.
Mapas conceituais podem ser representações da estrutura mental subjacente ao indivíduo ou uma representação do próprio conhecimento. Podem assim ser utilizados em processos de ensino-aprendizagem tanto na pré- e pós-avaliação conceitual do indivíduo, quanto na apresentação global da área de uma área do conhecimento.

2 comentários:

  1. Isabela 9° ano A20 de maio de 2012 14:28

    Oi professor, eu estava pesquisando sobre equações do 2º grau para fazer o mapa conceitual quando achei esse texto da uol (http://educacao.uol.com.br/matematica/bhaskara.jhtm) que comenta como Bhaskara chegou a formula para calcular x.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isa obrigado pela sua contribuição. Li o texto e achei muito bom sim. Obrigado.

      Excluir